Técnicas Eficientes para Estudar e Reter Vocabulário

Técnicas Eficientes para Estudar e Reter Vocabulário

Salut, tout le monde! Já contei lá no English Experts como comecei a aprender inglês e hoje vou contar para vocês como comecei a aprender francês.

Lá no final dos anos 80 a TV Cultura passava toda terça e quinta um curso chamado « Francês em Ação ». Na época minha mãe comprou o livro de texto para eu acompanhar as lições e uma das maiores dificuldades que eu tinha era me lembrar do vocabulário.

Hoje vou compartilhar quatro técnicas super eficientes para você estudar e reter vocabulário de maneira mais fácil.

01. Leitura

Sempre digo que a leitura faz milagres, pois não somente nos ajuda com a aquisição de vocabulário, mas também traz a gramática e o aspecto cultural. Além disso, aprender palavras contextualizadas é bem mais produtivo do que aprender palavras isoladas.

02. Flashcards

Na época eu nem sabia que tinha esse nome, mas eu fazia flashcards, cartões de cartolina, para revisar o que eu aprendia. Eu escrevia de um lado a palavra ou expressão em francês e do outro lado a tradução e ,quando possível, um ou dois exemplos. O mais importante nessa técnica é revisar todos os dias, até que a palavra ou expressão se torne natural.

03. Objetos

Uma técnica muito interessante é « interagir » com os objetos. Como ? Simples, dá uma olhada ao seu redor e tenta nomear todos os objetos. Por exemplo, se você está no seu escritório você pode ter : mesa, computador, caneta, gaveta, cortina, chão, parede, porta, fechadura, dobradiça, telefone, cesto de lixo, estante, arquivo, ar-condicionado e muitas outras palavras.

Agora, você sabe dizer o nome de tudo isso em francês ? Eis uma ótima oportunidade de melhorar seu francês e ainda descobrir palavras novas quando for procurar essas no dicionário. Preste atenção ao seu redor pois tem muita coisa para aprender !

04. As Pessoas

Da mesma forma que você vai prestar atenção nos objetos, preste atenção nas pessoas ao seu redor. Tente relatar o que elas estão fazendo em francês, tipo « Ele está comendo um pedaço de bolo » ou « Ela está abrindo a porta » ou « Meu chefe está numa reunião ».

Mesmo que você não souber todas as combinações de palavras, deixe algo para anotar perto de você, para que você possa procurar depois.

À bientôt !

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 15 comentários