Leitor convidado: Dica de estudo – vocabulário prático

Olá, Pessoal!

Faz pouco tempo que tenho contato com o “Dicas de Francês”, já conheço há algum tempo o Prof. Adir Ferreira e o belo trabalho que ele tem internet afora. Sou uma pessoa que gosta muito de estudar idiomas, como já dizia Johann Wolfgang von Goethe: “Quem não sabe línguas estrangeiras nada sabe da própria”.

Como comecei a estudar a língua francesa há pouco tempo (por conta própria) resolvi aplicar alguns conceitos que aprendi quando estava iniciando os meus estudos na língua inglesa. Você certamente já deve ter se deparado com o seguinte conselho, para você usar o francês da melhor forma possível, você precisa “pensar em francês”. Eu ouvia muito isto, nas aulas de inglês e não sabia como aplicar, até que uma “teacher” esclareceu isso para mim. O que é “pensar” em inglês, francês “or whatever” língua vocês esteja estudando?

É simples, sempre que você tenha que fazer alguma coisa, pense quais palavras/frases estão relacionadas com aquela atividade, aquilo que você não souber, pesquise na internet, no seu dicionário ou livro. Exemplos? Seguem alguns:

– Eu tenho que acordar amanhã, às 06:00, e chegar ao escritório às sete horas. (Je dois me lever demain à 06h00 et arrive au bureau à sept heures.)
– Preciso entregar o relatório para o meu chefe amanhã. (Je dois remettre le rapport à mon patron demain).

Com isso, você aumenta o seu vocabulário e acaba aprendendo aquilo que realmente você necessita.

O post de hoje é do leitor Danilo Bueno Pereira, 28, de Ribeirão Preto/SP. Danilo é arte finalista na Marpe Relevos.

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 12 comentários