Dica de estudo: A Repetição

conversationPessoal, a tão criticada repetição tem seu lado bom.

Quando íamos à escola, repetíamos a mesma coisa de forma tediosa e sem graça. Mas hoje vou dar uma dica para você usar a repetição de maneira mais eficaz.

A chave do aprendizado profundo é você repetir o mesmo áudio várias vezes porém com focos diferentes.

Suponhamos que você estuda francês numa escola de idiomas e por acaso seu livro tem o áudio dos diálogos.

Faça assim:

1. Ouça os diálogos o máximo de vezes que você puder.

2. Na primeira vez, ouça prestando atenção na pronúncia, não repita nada. Preste atenção em cada som, de cada palavra. Veja como eles diferem do português. Repita este passo no  mínimo 10 vezes. Acha muito? Pois é muito mesmo, mas é necessário pois para chegar a dominar uma língua é necessário trabalho intenso. Faça tal exercício sem olhar para o roteiro do diálogo.

2. Na segunda vez, ouça o diálogo e perceba a entonação do francês, a musicalidade da língua. Ouça o diálogo por no mínimo 10 vezes também.

3. Na terceira vez, ouça o diálogo e acompanhe com o roteiro, e vá percebendo o som e o francês escrito, que para o aluno brasileiro, é bem diferente.

4. Na terceira vez, imite! Imite mesmo! Quando o locutor subir a entonação, suba também, por mais ridículo que pareça para você. Imite! Imite! Imite! Repita esta imitação por no mínimo 10 vezes.

5. Depois de ter feito os passos acima, tente reescrever o diálogo com suas próprias palavras. Cheque com o original.

Lembre-se: o aprendizado profundo só acontece com muita repetição. Repetição de audição e repetição de fala. Comprometa-se a aprender algo completamente e não superficialmente, pois correr com a matéria do livro ou do método não leva ninguém à fluência.

À bientôt!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 12 comentários