O título do post é uma referência ao artigo que Alessandro Brandão (do English Experts), escreveu. Estamos na cultura do imediatismo, queremos tudo “pra ontem” e isso também se aplica quando vamos aprender uma língua estrangeira.
Veja bem, já fui imediatista também e com os anos fui me conscientizando de que na vida tudo é um processo. Por exemplo, se você é aluno de Letras e quer ser doutor em Linguística Aplicada primeiro vai ter que fazer sua graduação (4 anos), depois o mestrado (2 a 3 anos) e depois o doutorado (3 a 4 anos). Isso se não acontecer nada no meio do caminho e você tiver que mudar seus planos.
Semanalmente de 4 a 5 pessoas me ligam “pedindo” para aprender inglês em 3 meses (e até menos!) por causa de uma viagem, entrevista de trabalho e razões afins. Explico, pacientemente, que realmente não é possível aprender (e reter) tudo o que querem aprender em tã pouco tempo porque nosso cérebro simplesmente não dá conta, a não ser que você estude 8 horas por dia (o que não é o caso para nenhum dos que me ligam).
Aonde eu quero chegar: seja paciente. Um dia de cada vez. Aprender um idioma estrangeiro envolve muito mais do que memorizar listas de palavras, conjugações verbais ou regras gramaticais. É um processo diferente para cada pessoa e minha dica é: seja persistente, disciplinado e estude todos os dias. Revise, leia, interaja!
De novo: um dia de cada vez.
Mostrar 5 comentários
Olá Adir, tudo bem? Primeiramente meus cumprimentos pelos excelentes artigos e pelas dicas de Francês que são fantásticas, sempre leio e acompanho com muito prazer!
Em relação ao artigo: “Aprenda Francês em 10 anos” , concordo com você, não é fácil aprender uma nova língua em tão pouco tempo, é claro que algumas pessoas tem mais facilidade mas para maioria é um processo lento. Eu tive a oportunidade de aprender na prática no país de origem, a França, mas com o passar do tempo se não temos a continuidade, conversação, o estudo, vamos esquecendo algumas coisas, por isso é importante estar sempre praticando, estudando.
Grande abraço e aguardo as próximas dicas.
Ótimo post! Aprender um novo idioma para alguns é fácil e para outros difícil, mas tem sempre que ter paciência, persistência e disciplina. Estudar sempre e sempre manter contato com o idioma.
Nossa é sempre o q meu pai diz para mim:um passo de cada vez… Muito legal o post de hoje,parabéns pelo trabalho!
Gabriel,13 anos
Boa dica e que sirva de alerta para quem está a começar a estudar ou está a reforçar (esses, na sua maioria já tem uma noção do que é preciso “pour atteindre son but”).
De fato é ridículo termos de engolir…ops ouvir pessoas que desejam apreender em tão pouco tempo, esta mentalidade pragmática não traz bons resultados, mas sim dissabores e pode ser constrangedor dependendo da situação, isto para quem almeja utilizar na sua vida profissional e principalmente quando se tem alguma visibilidade (o que é o caso geral das pessoas).
O “Saber-fazer”, o “know-how” ou “savoir-faire” c’est très important!
E quem pretende alcançar um bom nível de qualidade linguística, mesmo pensando com alguma prepotência que já sabe tudo, precisa forçosamente de cumprir um programa na sua íntegra e não meia dúzia de palavras em 3 meses cantando de galo: “qui parle couramment”…”Oh Mon Dieu”!!!
Ainda recentemente, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa que afirmou categóricamente que aprendeu o francês “fluentemente” em 3 meses.
Acreditam?!
Honnêtement, je ne crois pas!
Au revoir.
Concordo por experiência própria. Por gostar de francês, fiz Aliança desde aprox. 12 anos de idade (1969) até o Nancy I. Recentemente, redescobrí pela Internet meu amor pela língua Francesa. Comecei a escutar, sem sofrimento, ao francês mesmo nos filmes dublados, etc, etc. Concordo e rel. a tudo. Ex. uma facudade ‘rápida’ vai formar um aluno que não teve tempo de conviver com sua área e vai ser, com certeza um profissional muito inferior àquele que fez um curso completo, extensão, leituras, etc. A própria leitura dinâmica é anacrônica, pois é lendo no seu tempo que vai haver tempo de assimilação e, principalmente reflexão.
À bientôt, professeur.
Oi, tudo bem?
Só é possível enviar comentários em publicações recentes. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo que você acabou de ler, envie uma mensagem em nosso fórum.
Link do fórum: Fórum de Idiomas
Milhares de pessoas já se cadastraram gratuitamente.
Mais Informações
- Para críticas e sugestões envie um email para contato [arroba] forumdeidiomas.com.br
- Para se tornar um colaborador clique aqui.
Bons estudos!
Equipe do Fórum de Idiomas