Técnicas eficientes para estudar e reter Vocabulário

French Flash CardsSalut, tout le monde! Já contei lá no English Experts como comecei a aprender inglês e hoje vou contar para vocês como comecei a aprender francês.

Lá no final dos anos 80 a TV Cultura passava toda terça e quinta um curso chamado « Francês em Ação ». Na época minha mãe comprou o livro de texto para eu acompanhar as lições e uma das maiores dificuldades que eu tinha era me lembrar do vocabulário.

Hoje vou compartilhar quatro técnicas super eficientes para você estudar e reter vocabulário de maneira mais fácil.

01. Leitura

Sempre digo que a leitura faz milagres, pois não somente nos ajuda com a aquisição de vocabulário, mas também traz a gramática e o aspecto cultural. Além disso, aprender palavras contextualizadas é bem mais produtivo do que aprender palavras isoladas.

02. Flashcards

Na época eu nem sabia que tinha esse nome, mas eu fazia flashcards, cartões de cartolina, para revisar o que eu aprendia. Eu escrevia de um lado a palavra ou expressão em francês e do outro lado a tradução e ,quando possível, um ou dois exemplos. O mais importante nessa técnica é revisar todos os dias, até que a palavra ou expressão se torne natural.

03. Objetos

Uma técnica muito interessante é « interagir » com os objetos. Como ? Simples, dá uma olhada ao seu redor e tenta nomear todos os objetos. Por exemplo, se você está no seu escritório você pode ter : mesa, computador, caneta, gaveta, cortina, chão, parede, porta, fechadura, dobradiça, telefone, cesto de lixo, estante, arquivo, ar-condicionado e muitas outras palavras.

Agora, você sabe dizer o nome de tudo isso em francês ? Eis uma ótima oportunidade de melhorar seu francês e ainda descobrir palavras novas quando for procurar essas no dicionário. Preste atenção ao seu redor pois tem muita coisa para aprender !

04. As Pessoas

Da mesma forma que você vai prestar atenção nos objetos, preste atenção nas pessoas ao seu redor. Tente relatar o que elas estão fazendo em francês, tipo « Ele está comendo um pedaço de bolo » ou « Ela está abrindo a porta » ou « Meu chefe está numa reunião ».

Mesmo que você não souber todas as combinações de palavras, deixe algo para anotar perto de você, para que você possa procurar depois.

E para você que está começando aprender francês, tenho um ebook com as 1.000 palavras mais comuns do francês traduzidas, e gravadas por uma locutora de Paris. Clique aqui para mais informações.

À bientôt !

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

15 comentários

  • 02/10/13  
    Shilli diz: 1

    Muito rica as informações e dicas enviadas. Parabéns !

  • 02/10/13  
    helena diz: 2

    super , adorei sua dica, merci

  • 02/10/13  
    Ari diz: 3

    Curti muito todas as dicas. Parabéns!

  • 02/10/13  
    Luiz Otavio diz: 4

    Há muito tempo não recebia as Dicas de Francês. Estas de hoje são excelentes. Parabéns.

  • 02/10/13  
    cauim diz: 5

    Obrigado.

  • 02/10/13  
    Moacir diz: 6

    Bacana as dicas, gostei bastante.
    Cara me dá mais algumas informações sobre esse ebook que você citou. Tipo é em formato PDF? Quantos megabytes ele tem, quantas páginas, etc e os arquivos de som? São mp3? Quantos minutos de gravação, quantos arquivos, tem alguma organização para ficar mais fácil de encontrar a palavra? Afinal são mil palavras. Fica difícil se não tiver uma organização fácil. Responde ai.

  • 03/10/13  
    judi diz: 7

    MUITO OBRIGADA SUAS DICAS SÃO SEMPRE ÚTEIS E PRÁTICAS.

  • 03/10/13  
    Alessandro Brandão diz: 8

    @todos

    Muito obrigado a todos pelos comentários de incentivo. Estamos nos esforçando para manter o Dicas de Francês “vivo” e sempre atualizado. O apoio de vocês é muito importante.

    Merci!

  • 04/10/13  
    Moacir diz: 9

    Eu já tinha visto essa página por isso que fiz o comentário, porque lá não tem informação nenhuma.
    Mas tudo bem se vocês não querem vender, eu é que não vou pagar por algo que nem sei o que é, não é? Acho que nem faria muito sentido, colocar dinheiro em algo que os vendedores nem estão interessados em dar mais detalhes. É estranho demais isso.

    • 04/10/13  
      Adir Ferreira diz:

      Oi, Moacir!

      Respondendo às suas perguntas. O arquivo é em pdf e o áudio vem em mp3. São 17 arquivos de áudio com o total de 53 minutos. Os arquivos estão em ordem alfabética e o mais longo tem 6 minutos, então fica fácil encontrar as palavras. O pdf é pequeno, 200k.

      Qualquer outra dúvida pode me mandar um email –> adirferreiraidiomas@gmail.com

      Um abraço grande!

  • 07/10/13  
    Juliana diz: 10

    Muito boas as dicas!

    Vou deixar mais uma, pra quem gosta de música.

    Eu fazia isso quando nem tinha começado ainda o curso de inglês e agora estou utilizando para o francês, pois me lembro que ajudou bastante com o vocabulário e com o idioma todo, no geral.

    Isso já faz mais de 10 anos e, na época, eu não fiz como método de estudo nem nada. Eu apenas gostava muito de música e a maioria delas era em inglês. Como eu nunca gostei de cantar “embromation” e sempre gostei de saber sobre o que falava a letra, eu passei a copiar a letra da música e depois tentava entender o que era, procurando depois o vocabulário que eu não sabia. Assim eu aprendia me divertindo ao mesmo tempo.

    Agora, eu estou fazendo o seguinte: pego a música em francês, ouço, tentando compreender ao máximo o que está dizendo na letra. Então, eu ouço novamente, dessa vez lendo a letra para verificar o quanto eu consegui entender certo e prestar atenção no restante. Aí eu copio a letra inteira e vou tentando entender o significado. O que eu não sei, pesquiso em dicionário, sites, etc. e vejo o contexto todo da música. Depois eu ouço de novo a música, dessa vez, prestando atenção na pronúncia e aí ouço novamente tentando cantar junto com a pronúncia correta. Por último, ao longo dos dias, vou tentando decorar a letra da música. Isso me ajuda bastante e eu gosto. É um pouco trabalhoso, mas é divertido e funciona legal pra pegar não só vocabulário, mas expressões, a estrutura de construção das frases, gírias etc. Fora que, além da escrita, treinamos também a escuta e a pronúncia.

    Valeu, pessoal.
    Bjs

    • 08/10/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Juliana,

      Eu conheço muita gente que aprendeu um novo idioma através da música. Sem dúvida é um ótimo recurso. Muito obrigado por compartilhar conosco a sua experiência.

      Abs,

  • 08/10/13  
    Marta diz: 11

    Adorei essa dica! Merci beaucoup!

  • 09/02/16  
    Bella.Helena diz: 12

    Adorei a ideia dos flashcards, eu sempre escrevo para fixar mas nem me passou pela cabeça algo assim… Obrigada, por todas as dicas. Merci. :)