Resolução para 2011: Aprenda francês pra valer!

Se você está lendo este artigo agora é porque você se dispôs a aprender francês por conta própria, para complementar o que você está aprendendo no seu curso regular ou para usar os recursos da Internet com o intuito de aprender sozinho mesmo.

Vou deixar agora umas dicas que funcionam para mim, que também estudo francês por conta própria.

01. Siga um material por vez

É tentador adquirir vários materiais quando começamos a estudar algo e com a Internet fica fácil de seguir vários tipos de cursos e abordagens. Eu recomendo que se você está estudando com um tipo de podcast, siga-o até o final do material. Várias abordagens confundem no início e podem atrapalhar seu desenvolvimento.

02. Leia livros no seu nível

Não adianta ler textos avançados se você está no nível básico. Compre livros de leitura fácil no início e com o passar do texto você vai ver se está preparado para textos mais desafiadores. Conheça a PromoMag da livraria Disal que traz várias sugestões de materiais em francês.

03. Reserve tempo para aprender francês

Seguinte, a gente sempre reclama que não tem tempo para nada mas isso realmente não é verdade. Tenha como certo que sempre teremos percalços que nos impedirão de realizar algumas atividades mas como dizem, “cada escolha, uma renúncia”. E também, reservar 40 minutos do seu dia para sentar e estudar é perfeitamente possível, faz uma reflexão aí e você vai ver que dá certo.

04. Invista em você!

Sim, tudo custa dinheiro e se aprender francês é o seu objetivo você não precisa gastar R$1.000,00 com materiais para depois começar a estudar. Compre uma coisa de cada vez: dicionários, gramáticas, livros de leitura, livros de curso, uma banda larga mais potente para você ver seus vídeos de francês no Youtube (acredite, há uma riqueza de vídeos para aprender francês), assinatura de um podcast, e-books, etc.

05. Motive-se!

A coisa mais legal que me aconteceu no me aprendizado de francês foi quando eu consegui ler um livro somente em francês e entender 80% do conteúdo sem usar dicionário. E isso me motivou a sempre continuar estudando e agora, compartilhando um pouco do que eu sei com você. Todos conseguimos aprender qualquer idioma, é só querer!

On se voit demain!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 12 comentários