Pronúncia: o som das terminações eil, euil e ueil

Salut!

A língua francesa tem algumas combinações de sons que apresentam certa dificuldade para o estudante brasileiro pois não existem correspondentes para tais sons na língua portuguesa. Um exemplo disso é o som das terminações eil, euil e ueil.

Veja este vídeo do canal Imagiers no Youtube e pratique as palavras abaixo.

abeille – abelha
appareil – aparelho
cercueil – caixão
chevreuil – veado
chèvrefeuille – madressilva (arbusto)
corbeille – cesto
fauteuil – cadeira
feuille – folha
merveille – maravilha
oreille – orelha
orteil – dedo (do pé)
oseille – rumex (planta)
portefeuille – carteira (de dinheiro)
recueil – coleção, conpêndio
soleil – sol
treuil – guindaste
vieille – velha (feminino de vieux)
écueil – recife
écureuil – esquilo

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

8 comentários

  • 19/12/10  
    Dativo Marques diz: 1

    Prof. Adir, muito obrigado pelas dicas. As de hoje me fizeram lembrar do meu tempo de ginásio. Ao ouvir a pronúncia das palavras, eu tive a impressão de que consegui gravar/lembrar de uma boa parte delas. Sinal de que a professora que eu tive (Deus a tenha!) foi eficiente mesmo. Plantou uma sementinha que se recusou a morrer, rs, rs, rs…

  • 27/03/11  
    Clébia Rodriguês diz: 2

    prof.Adir,parabéns pelo seu exelente trabalho neste site,que tem como objetivo facilitar muitíssimo a vida de muitas pessoas que estão em apuros como eu, quando o assunto é o idioma francês.A grafia até apazigua minha mente,porém a pronúncia é ” suicidal tendencies” para mim…tenho exatamente um ano para lhe dar harmoniozamente com este idioma.Seu trabalho aqui é de suma importancia,então,obrigado!

    • 28/03/11  
      Adir Ferreira diz:

      Merci, Clébia!

  • 05/06/11  
    Marcelle diz: 3

    Salut, Professeur Adir! Você foi a minha salvação, pois eu estava ’em apuros’ em se tratando de aprender français! Estava com muitas dúvidas quanto a pronúncia correta desse idioma très charmant mas ao mesmo tempo “exigente”. Tenho lido com frequência suas dicas, que para mim são de extrema utilidade e consulta obrigatória e estou aprendendo muito. Tu es un excellent professeur! Merci!

  • 01/08/11  
    Michele Lopes diz: 4

    Muito boas suas dicas,mas tenho uma coisa mt chata.. fico comparando cmo falar o francês com o português,e a mesma coisa com o inglês.. ajuda!!!?

  • 07/08/11  
    aamirah diz: 5

    Amei o site, já add aos favoritos!!! Vou indicar para todos os meus conhecidos, tenho certeza que eles também vão amar tb! Está ajudando horrores, vc nem imagina quanto. Merci

  • 12/08/11  
    Aniceto diz: 6

    Muito bom professor, eu gosto muito desses post’s e que Deus te abençoe.
    dieu bénisse.

  • 24/10/11  
    Ray diz: 7

    j,aime beaucop le français. Cette site ce très interresant