O Vinho Francês

Um dos maiores produtores de vinho de qualidade do mundo, a França é responsável por um trinômio essencial na fabricação do produto: solo, qualidade das vinhas e savoir-faire do produtor (conhecimento transmitido de geração em geração).

A Alsácia (na região nordeste, fronteira com a Alemanha) produz vinhos tintos leves com a uva Pinot Noir e brancos de fina qualidade, como o Riesling, o Gewürztraminer e o Sylvaner. Já o vale do Loire (na região noroeste) produz tanto vinhos tintos quanto brancos e espumantes. Os brancos são considerados de altíssima qualidade.

A região de Côte du Rhône produz principalmente vinhos tintos de excelência comprovada, potentes, com alto teor alcoólico, como o Châteauneuf-du-Pape. Já Bordeaux, considerada a maior região de vinhos finos do mundo, produz e exporta o Château Margaux, o Château Lafite, o Château Pétrus, verdadeiras lendas desta bebida considerada o néctar dos deuses.

Fonte: “Fale tudo em francês”, de Nancy Alves. Disal Editora, 2012.

TAGS
Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é escritor professor de inglês e espanhol desde 1992. Também compartilha dicas de francês no YouTube, trabalha com educação corporativa, e treina professores de vários idiomas.

Mostrar 1 comentário