O vinho francês

Um dos maiores produtores de vinho de qualidade do mundo, a França é responsável por um trinômio essencial na fabricação do produto: solo, qualidade das vinhas e savoir-faire do produtor (conhecimento transmitido de geração em geração).

A Alsácia (na região nordeste, fronteira com a Alemanha) produz vinhos tintos leves com a uva Pinot Noir e brancos de fina qualidade, como o Riesling, o Gewürztraminer e o Sylvaner. Já o vale do Loire (na região noroeste) produz tanto vinhos tintos quanto brancos e espumantes. Os brancos são considerados de altíssima qualidade.

A região de Côte du Rhône produz principalmente vinhos tintos de excelência comprovada, potentes, com alto teor alcoólico, como o Châteauneuf-du-Pape. Já Bordeaux, considerada a maior região de vinhos finos do mundo, produz e exporta o Château Margaux, o Château Lafite, o Château Pétrus, verdadeiras lendas desta bebida considerada o néctar dos deuses.

Fonte: “Fale tudo em francês”, de Nancy Alves. Disal Editora, 2012.

TAGS

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

1 comentário

  • 05/09/12  
    Maria José de Brito diz: 1

    Adoro ler essas historinhas.São sempre mto interessantes e nos dão novos conhecimentos.Continue sempre.Obrigada
    MJBrito