O presente para indicar o futuro

Sabe quando você numa fila para comprar um ingresso ou uma passagem e quando chega a sua vez a moça da bilheteria coloca uma plaquinha dizendo “Volto em breve”? Então, nesse tipo de situação, em francês, diríamos Je reviens dans quelques minutes. Esta é uma maneira típica de expressar uma ação que acontecerá nos próximos minutos ou horas.

Em vez de usar o futuro próximo (je vais revenir) ou o futuro simples (je reviendrai), usamos a forma do presente (je reviens). Geralmente usamos este tipo de futuro com verbos de movimento como aller (ir), revenir (voltar), partir (partir), rentrer (voltar para casa), sortir (sair), etc. Esse uso dá mais energia à frase, suaviza a fala e dá mais confiança de que a ação vai acontecer. Veja alguns exemplos:

Je suis prête dans quelques minutes! – Fico pronto em alguns minutos!
J’arrive demain! – Chego/chegarei amanhã!
Je rentre ce soir. – Volto para casa hoje à noite.
Je pars dans 2 heures. – Parto em duas horas.
Je t’appelle demain matin. – Te ligo amanhã cedo.

C’est tout por aujourd’hui. On se voit!

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

3 comentários

  • 29/04/11  
    Rita de Cássia diz: 1

    Excellant!

    Mérci.

  • 02/06/11  
    jonata diz: 2

    Vou começar a estudar agora, gostaria de saber por onde começar, vocabulário ou gramática?

  • 03/10/11  
    Victor Soi diz: 3

    Oi Janota, sempre que tiveres que aprender uma nova lingua comeca pela gramatica. OPara que o vocabulario venha ser venha ser usada correctamnente. Se INVERTERES teras muitas dificuldades teras muitas dificuldades de formar FRASES CORRETAS, sao os tais que entendem mas nao falam.