Je suis de retour!

Salut!

Fiquei de férias nos Estados Unidos por três semanas e agora estou de volta, minha gente!

Minha viagem foi muito interessante pois conheci pessoas que falam vários idiomas e fiquei pensando, “O que será que eu posso fazer para ajudar os leitores do Fórum de Idiomas a aprender mais e mais rápido?”

Lá eu falei pouquíssimo português e fui visitar uma escola de inglês em Boston, onde um ex-aluno estava estudando. Esse meu ex-aluno me disse que seu propósito lá era não ficar grudado em brasileiros e aproveitar ao máximo o ambiente de imersão. Pelo o que eu vi, ele se ateve ao seu propósito e eu vi também um outro tipo de comportamento lá.

Havia muitos alunos da Venezuela que só falavam espanhol depois das aulas e isso, creio eu, não ajudava muito na fluência deles. Um outro fator que acontece lá e aqui no Brasil também é que o aluno precisa se comprometer a estudar de forma programada e com persistência. Se você só vai à aula e não faz mais nada depois, certamente não vai fixar os conteúdos.

Resumindo: não importa como você estude, se você não adotar a técnica SBC (sentar a *bunda* na cadeira) e estudar, não vai fazer progresso. Aprender dormindo não funciona.

Compartilhei com mais detalhes a questão da imersão em idioma estrangeiro no blog da Transparent Inglês. Embora eu tenha ido a uma escola de inglês, a experiência serve para todos os idiomas.

Je suis heureux d’être de retour! On se voit!

TAGS
Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 9 comentários