Feriado na França: Dia da Bastilha

A Bastilha foi uma prisão que funcionou desde o início do século XVII até o final do século XVIII. Foi inicialmente construída apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, por isso se chamava Bastilha de Saint-Antoine e se encontrava onde hoje está situada a Place de la Bastille em Paris.

Ficou conhecida por ter sido o palco da Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.

O evento foi comemorado exatamente um ano depois, em 14 de Julho de 1790, na Fête de la Fédération. A data tornou-se feriado nacional na França e é comemorada todos os anos, opularmente chamada de “Dia da Bastilha”, apesar de na França denominarem-na Fête Nationale (A Festa Nacional).

A Bastilha foi totalmente demolida. (Adaptado da Wikipedia)

A Bastilha, antes da Revolução Francesa

Encontrei uma série de vídeos de um documentário super interessante sobre a Revolução Francesa, do History Channel e se você, como eu, adora história, é uma ótima pedida.

TAGS

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

3 comentários

  • 15/07/11  
    Bety diz: 1

    Perfeito. Não existirá melhor forma de explicar como foi a Revolução Francesa para o meu filho.

    PARFAIT !!!!

  • 16/07/11  
    Ana Maria diz: 2

    Realmente, Adir, o documentário é muito bom, reaviva rapidamente o que se aprendeu, e certamente pode ser muito útil para jovens estudantes…obrigada pela dica!

  • 21/07/11  
    Lacy Moraes Rolim diz: 3

    Excelente o documentário, gostei muito apesar de já ter lido muito sobre o assunto sempre acrescente alguma coisa.Muito obrigada.