Expressões com a palavra “bleu”

A palavra bleu é a cor azul e é usada em várias expressões idiomáticas em francês.

A primeira expressão é détenir le ruban bleu de quelque chose (ser fera em algum domínio). O ruban bleu (fita azul) era uma espécia de troféu conquistado pelos transatlânticos mais velozes no trajeto entre a Europa e os Estados Unidos. Fazendo referência a essa fita, détenir le ruban bleu passou a designar o nível de conhecimento, habilidade ou performance em certa área.

Em português ficamos “de queixo caído”, perplexos com uma situação. Em francês ficamos azuis! On devient, est ou on reste bleu! Também na área dos sentimentos, quando ficamos com muito medo de algo, on a une peur bleue de quelque chose. Um bleu também é um recruta, homem inexperiente, calouro e temos também la carte bleu (cartão de crédito), um gros bleu (vinho de má qualidade) e também Les Bleus, a equipe francesa de futebol.

Quando nos machucamos ou batemos alguma parte do corpo em algo, ficamos com um “roxo”. Em francês ficamos com un bleu. Posso dizer que je suis tombé et j’ai m’est fait un large bleu au bras (caí e fiquei com um grande roxo no braço). Em francês ficamos azuis de raiva ou de frio, bleu de colére, rage ou de froid e se alguém é um cozinheiro de mão cheia, é um cordon-bleu. O cordão azul é usado em algumas ordens como a Legião de Honra e Ordem do Espírito Santo como sinal de distinção.

Não sejamos tão elitistas e vamos dizer que quando suamos a camisa, trabalhos árduamente, usamos a expressão mettre le bleu de chauffe. O bleu de chauffe é o macarrão que os operários comem, que geralmente é azul. A expressão mettre le bleu de chauffe é muito usada no futebol quando uma equipe precisa botar a mão na massa no treino e no jogo, arregaçar as mangas para tentar ganhar o jogo.

Bom, por hoje é só! On se voit demain!

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

3 comentários

  • 09/01/12  
    Giancarlo Taveira diz: 1

    Excelente post! Muito interessante! =D

  • 09/01/12  
    Vera diz: 2

    Há um perfume da Guerlain chamado
    Heure bleue. O que significa isso?
    Atenciosamente
    Vera

  • 19/01/12  
    izabel diz: 3

    j’ai m’est fait? ( fiquei ?) Não entendí .