Dica para aprender melhor: os vídeos

Ano passado escrevi um e-book chamado Como Melhorar seu Inglês em 18 Dias e nesse e-book e a terceira dica é sobre como aproveitar o máximo o recurso do vídeo para aprender melhor. O e-book é para estudantes de inglês mas tem várias dicas super interessantes para alunos de outros idiomas também.

Usar DVDs é uma oportunidade ímpar de melhorar sua audição e adquirir vocabulário. Os DVDs trazem, além do som original, opções de som em outras línguas e legendas no idioma original e nas outras línguas disponíveis também. Mas assistir um filme ou seriado com ou sem legendas não otimiza a grande ferramenta que é o DVD. Eis aqui algumas dicas para aprender muito mais usando o DVD.

1. Pegue seu material: caneta, caderno e um dicionário. Se você estiver assistindo o DVD no computador você pode também usar seu editor de texto.

2. Escolha uma cena, de não mais do que 5 minutos.

3. Assista a cena em francês, sem legendas. Tente anotar as palavras que você entendeu.

4. Assista a cena em inglês, sem legendas, novamente. Escreva um pequeno parágrafo (em francês ou português) sobre o que está acontecendo.

5. Agora assista a cena com as legendas em português. Compare o roteiro da cena com as palavras que você anotou e o parágrafo que você escreveu.

6. Assista a cena em francês, sem legendas, uma terceira vez. Tente anotar mais palavras ou expressões na sua lista.

7. Agora assista a cena com as legendas em francês sem usar o botão de Pause. Tente anotar mais palavras/expressões na sua lista.

8. Assista a cena com as legendas em francês mais uma vez e vá parando para anotar palavras e expressões novas.

9. Agora que você já assistiu a cena 6 vezes em francês, tente descobrir pelo contexto, a definição das palavras novas que você anotou.

10. Finalmente, use seu dicionário (monolíngüe se você for aluno intermediário a avançado ou bilíngüe se você for iniciante) para checar o significado. Lembre-se de sempre anotar as palavras/expressões com as frases, para não ficarem descontextualizadas. Você verá que com tempo e prática, o uso do dicionário diminuirá e você poderá deduzir o significado das palavras/expressões com mais facilidade.

C’est tout pour aujourd’hui! On se voit!

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.