Dica de estudo: os diálogos prontos

O leitor Ademir nos escreveu e pediu um conselho sobre o método de seu curso de francês: na escola onde ele estuda francês o idioma é apresentado em diálogos já prontos e ele não está sabendo como estudar tais diálogos.

Vou dar uma dica para o Ademir, e demais leitores que estudam por esse método, para que aproveite melhor o curso. Vou pegar como exemplo o primeiro diálogo do livro Fale Tudo em Francês:

Alain: Qu’est-ce qu’il fait froid aujoud’hui!
Emilie: Oui, effectivement. Je ne suis pas habituée à ce genre de climat.
Alain: Vous n’êtes pas d’ici, je suppose.
Emilie: Non, pas du tout. Je suis de Guadeloupe. Là-bas il fait beaucoup plus chaud qu’à Paris, je peux vous le dire !
Alain: Excusez-moi, je ne me suis pas présenté. Je m’appelle Alain Lamournier.
Emilie: Enchantée. Moi, je suis Emilie Dumont, alors vous êtes de Paris?
Alain: Non, en fait j’habite à Paris mais je suis né à Clermont-Ferrand. Ma famille est venue vivre a Paris quand j’étais adolescent.
Emilie: Quelle chance! Paris est une ville vraiment splendide!
Alain: C’est vrai. Je n’ai pas à me plaindre.
Emilie: Et qu’est-ce que vous faites?
Alain: Je suis agent de voyages! À votre service.

Vamos lá! Depois de ouvir e entender o diálogo, tente selecionar expressões fixas e fazer frases diferentes com elas, veja exemplos em negrito no diálogo acima:

Je ne suis pas habitué(e) à… [Não estou acostumado com…] – Você pode completar a oração acima com as coisas com as quais você não está acostumado: o frio [le froid], a falta de educação [manque de politesse], a falta de dinheiro [manque d’argent], trânsito intenso [circulation dense], acordar cedo [se lever tôt], etc.

Je suis de… [Sou de…] / J’habite à… [Moro em…] / Je suis né(e) à… [Nasci em…] – Aqui você pode dizer de onde é e usar o nome de vários países e cidades.

Paris est une ville vraiment… [Paris é uma cidade realmente…] – Use aqui outros adjetivos como: limpa [propre], suja [sale], movimentada [animée], perigosa [dangereuse], sensacional [sensationnelle] etc.

Acima estão somente alguns exemplos com algumas estruturas que você pode usar com os diálogos em francês. Veja mais dicas sobre como trabalhar com diálogos clicando aqui.

On se voit!

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

2 comentários

  • 01/05/12  
    Dennis Rottino diz: 1

    Olá acho muito interessante as tuas dicas inclusive esta para os alunos que tem certa dificuldade de se expressar. Concordo plenamente com as personagens Paris faz muito, mas muito frio fomos la no inverno achei que iria congelar rsrs, a Belgica faz frio mas Paris é pior!!!

  • 04/05/12  
    izabel diz: 2

    nossa ! mercí pour la dica, très bien. À bientôt .