Como pegar um táxi em Paris

Em Paris há aproximadamente 16.500 táxis então deve ser fácil achar um, não é? Não! Os táxis de Paris geralmente não param quando se acena. Por quê: Por causa da organização dos táxis lá.

Por que os táxis não param quando se acena?

Um táxi não pode parar:

– se estiver a 50m ou menos de um ponto de táxi
– se você estiver parado em área proibida (onde não se pode estacionar)
– se já estiver a caminho de buscar alguém (a propósito, em 2012 todos os táxis parisienses deverão estar equipados com luzes verdes de vermelhas para indicarem se estão ocupados ou não)

Então como pego um táxi em Paris?

Em primeiro lugar, veja onde fica um ponto de táxi: tem quase 800 então no hotel pergunte, “Où se trouve la station de taxi la plus proche?” (Onde fica o ponto de táxi mais próximo?). Eles têm uma placa azul em cima escrito “taxi” e um tipo de telefone junto.

Alguns pontos de táxi são maiores que outros e numa noite chuvosa de sábado, mesmo um ponto de táxi grande pode não ter táxis.

Alguns têm um telefone que você pode usar para chamar uma estação perto: se tiver um táxi disponível lá, o motorista pode atender e ir te buscar no ponto onde você estiver. Você pode tentar ligar para o número 01 45 30 30 30, selecionar seu “arrondissement” e estação mais próxima e o telefone do ponto vai tocar; possivelmente um motorista vai atender.

Uma outra forma é agendar um táxi. Muitas empresas (les taxis parisiens, les taxis G7) oferecem agendamento online ou pelo telefone. Eles têm um aplicativo para smartphone e os telefonistas geralmente falam inglês também.

Tarifas, cobranças ocultas e a taxa de espera

A tafira inicial é de 2 euros e 30 centavos, depois fica entre 0,92 a 1.43 euros por minuto. Mas cuidado com as taxas ocultas: 1 euro extra por bagagem ou items grandes (como carrinho de bebê, mas não cobram a cadeira de rodas), 3 euros pelo quarto passageiro e uma taxa mínima de 6.20 euros.

Tome cuidado também com a taxa de espera, especialmente se você liga para um táxi: o motorista pode ligar o taxímetro quando sair para te buscar, então espere uns euros extras quando o táxi chegar. Porém, isso pode encarecer muito a viagem e infelizmente não dá para fazer nada. Se não quiser arriscar, espere um táxi no ponto.

E as cadeiras de bebê? E os animais de estimação?

É melhor trazer a sua! Se você agendar o táxi, você pode pedir a cadeirinha, pois algumas empresas fornecem tal serviço. Mas embora seja lei na França, igual no Brasil, que as crianças até certa idade devem ir na cadeira especial, os táxis geralmente não têm as tais cadeiras e não vão se importar se você estiver com o filho no colo.

Geralmente, não tem problema levar um cachorro de pequeno porte. Um cachorro maior depende do motorista.

Cuidado com os motoristas de limousine particular no aeroporto

Eles dizem que cobram o mesmo que um táxi normal, mas não é verdade. Cobram mais e é ilegal. Não é perigoso, só não é uma boa ideia… Alguns são motoristas profissionais, outros não, sem nenhum seguro oficial, etc.

E a gorjeta?

Não é obrigatória, mas espera-se que você dê a gorjeta. Geralmente deixe 1 euro quando a corrida for de uns 10 euros e de 2 a 3 euros quando for mais. Se achar que o motorista foi ótimo com você, dê mais, eles agradecem!

Leia o artigo original no site French Today, da nossa colaboradora Camille Chevalier-Karfis.

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.