Como aumentar seu vocabulário

Salut! Ça va?

Pelo título você deve achar que é um daqueles posts que vão te vender algo ou alguma receita mágica para você aprender mais rápido, n’est-ce pas? Na verdade, hoje vou te contar a maneira mais interessante que eu acho para aumentar o vocabulário numa língua estrangeira: leitura.

Apliquei no francês a mesma técnica que eu usei quando comecei realmente a “aprender” inglês. E essa técnica é reler livros que tinha lido em português na língua alvo. Isso se aplica a alunos intermediários para cima e é um exercício que requer muita paciência, dedicação e disciplina (ou você achou que ia ser moleza aprender uma outra língua?).

Sou fã dos livros de horror do Stephen King e de histórias com advogado, tribunal, etc., do tipo dos livros do John Grisham e li a maioria deles em português. Quando trabalhava numa escola aqui em Bebedouro, meados dos anos 90, eles tinham uma biblioteca enorme com um monte de pocket books, livro de bolso impresso em papel de menor qualidade, e eu fui devorando os que me interessavam, todos em inglês.

Tomei a prática de ir anotando as palavras novas num caderno, registrando cada capítulo e muitas vezes até a frase inteira. Com o passar dos capítulos fui vendo que as listas diminuíam de tamanho por cada vez menos palavras desconhecidas havia. E hoje faço isso com o francês, com os livros do Stephen King Simetierre (Cemitério Maldito) e Ça (A Coisa).

A leitura se torna mais fluente também porque já sei o que traz a história e consigo prever o significado de várias palavras desconhecidas. E fica a dia para você que quer aumentar seu vocabulário: leia. Já aviso: é trabalhoso, demora, mas é recompensador ao extremo.

Tenha uma ótima semana!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 15 comentários