Aprenda Francês em 10 anos

O título do post é uma referência ao artigo que Alessandro Brandão (do English Experts), escreveu. Estamos na cultura do imediatismo, queremos tudo “pra ontem” e isso também se aplica quando vamos aprender uma língua estrangeira.

Veja bem, já fui imediatista também e com os anos fui me conscientizando de que na vida tudo é um processo. Por exemplo, se você é aluno de Letras e quer ser doutor em Linguística Aplicada primeiro vai ter que fazer sua graduação (4 anos), depois o mestrado (2 a 3 anos) e depois o doutorado (3 a 4 anos). Isso se não acontecer nada no meio do caminho e você tiver que mudar seus planos.

Semanalmente de 4 a 5 pessoas me ligam “pedindo” para aprender inglês em 3 meses (e até menos!) por causa de uma viagem, entrevista de trabalho e razões afins. Explico, pacientemente, que realmente não é possível aprender (e reter) tudo o que querem aprender em tã pouco tempo porque nosso cérebro simplesmente não dá conta, a não ser que você estude 8 horas por dia (o que não é o caso para nenhum dos que me ligam).

Aonde eu quero chegar: seja paciente. Um dia de cada vez. Aprender um idioma estrangeiro envolve muito mais do que memorizar listas de palavras, conjugações verbais ou regras gramaticais. É um processo diferente para cada pessoa e minha dica é: seja persistente, disciplinado e estude todos os dias. Revise, leia, interaja!

De novo: um dia de cada vez.

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 5 comentários