Dicas para aprender francês

Bonjour!

Você que está lendo pode estar pensando em aprender um idioma novo, pode ter um gosto muito grande pelo idioma francês, ou sempre adora simplesmente aprender.

Aqui vão alguns passos para aprender qualquer idioma:

1- Motivação – você tem que amar o que está fazendo, ter um propósito, saber que não será simples e exigirá muita dedicação para aprender. Mas vencendo as barreiras que a mente pode colocar, você tem uma pista livre rumo ao sucesso.

2- Saber que no começo do aprendizado tudo é novo, então vamos aprender como se fosse criança. Indico manuais de conversação de viagem, tipo o “15 minutos FRANCÊS”, pois o utilizei para aprender e utilizo com meus alunos. Aprender coisas simples são divertidas e você ganha tempo se estiver pensando em fazer aulas, pois isto você pode aprender sozinho.

3- Depois de você ter um bom conhecimento das palavras básicas, é hora de procurar ajuda de uma escola ou professor, “pois ele vai te ensinar a dirigir e você não vai mais andar a pé”! Com a ajuda de aulas você pode aprender a estrutura do idioma e aprender a estudar este idioma.

4- Perseverança – não pense que você já está dominando o idioma, muitas horas você vai achar que não sabe nada, mas é o sintoma que você está realmente aprendendo, quanto mais se aprende, mais se descobre que nada sabemos!

5- Leitura, esta dica eu tinha que cobrar! A leitura é uma “arma”! Quanto mais se lê mais se domina o vocabulário e as estruturas, mais confiança se tem! Por que você acha que os intelectuais vivem lendo? É dos textos que se retira o conhecimento.

6- Ouça rádio na internet e crie o costume de ouvir o idioma, hoje em dia tem muita rádio online gratuita.

Muitos dos meus alunos param no caminho, no meio da estrada, mas lembre-se de que se alguém conseguiu, você também consegue! Espero logo ver você conversar 100% em francês pois você pode sempre mais!

À bientôt!

Autor: Alexandre Coutinho é formado em engenharia elétrica e se formou em língua francesa no Canadá. Acompanhe suas atualizações em seu Twitter (@prof_frances_sp).

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também é apaixonado pelo idioma Francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 8 comentários