Dicas para aprender francês

Bonjour!

Você que está lendo pode estar pensando em aprender um idioma novo, pode ter um gosto muito grande pelo idioma francês, ou sempre adora simplesmente aprender.

Aqui vão alguns passos para aprender qualquer idioma:

1- Motivação – você tem que amar o que está fazendo, ter um propósito, saber que não será simples e exigirá muita dedicação para aprender. Mas vencendo as barreiras que a mente pode colocar, você tem uma pista livre rumo ao sucesso.

2- Saber que no começo do aprendizado tudo é novo, então vamos aprender como se fosse criança. Indico manuais de conversação de viagem, tipo o “15 minutos FRANCÊS”, pois o utilizei para aprender e utilizo com meus alunos. Aprender coisas simples são divertidas e você ganha tempo se estiver pensando em fazer aulas, pois isto você pode aprender sozinho.

3- Depois de você ter um bom conhecimento das palavras básicas, é hora de procurar ajuda de uma escola ou professor, “pois ele vai te ensinar a dirigir e você não vai mais andar a pé”! Com a ajuda de aulas você pode aprender a estrutura do idioma e aprender a estudar este idioma.

4- Perseverança – não pense que você já está dominando o idioma, muitas horas você vai achar que não sabe nada, mas é o sintoma que você está realmente aprendendo, quanto mais se aprende, mais se descobre que nada sabemos!

5- Leitura, esta dica eu tinha que cobrar! A leitura é uma “arma”! Quanto mais se lê mais se domina o vocabulário e as estruturas, mais confiança se tem! Por que você acha que os intelectuais vivem lendo? É dos textos que se retira o conhecimento.

6- Ouça rádio na internet e crie o costume de ouvir o idioma, hoje em dia tem muita rádio online gratuita.

Muitos dos meus alunos param no caminho, no meio da estrada, mas lembre-se de que se alguém conseguiu, você também consegue! Espero logo ver você conversar 100% em francês pois você pode sempre mais!

À bientôt!

Autor: Alexandre Coutinho é formado em engenharia elétrica e se formou em língua francesa no Canadá. Acompanhe suas atualizações em seu Twitter (@prof_frances_sp).

Receba mais dicas de francês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook. Bons estudos!

2.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 18 anos. Também fala francês e trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

8 comentários

  • 01/06/11  
    Estela diz: 1

    Estou estudando francês e adorei as dicas. Concordo plenamente com vc. Gostaria de acrescentar uma outra que me ajudou bastante no começo. É a gramática “Francês Urgente para Brasileiros” de Angela F. Perricone Pastura. A linguagem é simples, de fácil compreensão e é excelente para quem está começando.

    • 21/01/12  
      Renato diz:

      Gostaria de me comunicar em frances para adquirir mais experiencie e melhorar meu vovabulario , alguem esta afim? passo meu emeil

  • 02/06/11  
    Fernanda diz: 2

    Obrigado por dar estas dicas…estava quase desistindo do francês por achá-lo difícil…agora vou me empenhar mais…à bientôt!

  • 05/06/11  
    Bruno Costa diz: 3

    Muito bom.

    Parabéns!

  • 05/06/11  
    Jade diz: 4

    Obrigada pelas dicas, elas serão realmente muito valiosas no meu aprendizado ^^

  • 05/06/11  
    Marcelle diz: 5

    Mais uma vez, eu elogio com muita honra esse blog, pois é de extrema utilidade para o aprendizado desse idioma tão maravilhoso que é o Français! Merci!

  • 12/06/11  
    Marcio Oliveira diz: 6

    Se você se identifica com a cultura e os costumes do país do qual você está aprendendo o idioma, então será melhor ainda para estudar! Estudo francês pois sou apaixonado pela França e pela Bélgica! Eu também tenho amigos franceses muito queridos! Uma ótima forma de aprender termos novos e expressões novas, além de fazer novos amigos, são os chats na internet! Abraços!

  • 12/11/11  
    Maria diz: 7

    Estou fazendo curso de francês mais sinto que eu não gosto muito e não consigo aprender de maneira alguma.
    Não sei o que eu faço, não quero desistir do meu curso, me ajuda por favor… Me da dicas para poder estudar com mais facilidade e mais vontade de estudar com uma coisa animada por favor!!!

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum de Idiomas

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 5.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] dicasdefrances.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    Bons estudos!

    Equipe do Dicas de Francês